segunda-feira, 5 de maio de 2008

Maio de 1968: Uma Marca para Sempre

Ao completar 40 anos, Maio de 68, o acontecimento, é um dos fenômenos mais intrigantes da história do século XX. Acontecimento condutor por excelência, reuniu ao seu redor uma série de manifestações político-culturais, com repercussão inclusive no Brasil.

Para assinalar a data, a Câmara Municipal de Porto Alegre organizou um seminário onde a experiência francesa, americana e brasileira serão apresentadas, nas suas semelhanças e influências recíprocas. Terá sido Maio de 68 um fenômeno de seu tempo ou uma marca para sempre na história do século XX?


Veja a programação:
Dia 08/05 – quinta-feira

Maio de 68 – A experiência dos Estados Unidos
Enno Dagoberto Liedke Filho. Mestre em Sociologia, pela UNB. Doutor em Sociologia, Brown University, USA. Professor Colaborador Convidado do Programa de Pós-Graduação de Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

A influência de Maio de 68 no pensamento contemporâneo francês
Jorge Barcellos. Historiador, Mestre e Doutorando em Educação, Coordenador do Memorial da Câmara Municipal de Porto Alegre.


Dia 09/05 – sexta-feira

Repercussões de Maio de 68 no Brasil
Alfredo Veiga-Neto. Doutor em Educação, Professor da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Professor Convidado do Mestrado e Doutorado em Educação da UFRGS.

Impactos de Maio de 68 no movimento estudantil e político do Brasil
Juliano Corbellini. Professor da Universidade Luterana do Brasil. Doutor em Ciência Política pela UFRGS. Ex-Presidente da União Nacional de Estudantes (1988 a 1989).


Local: Plenário Ana Terra da Câmara Municipal de Porto Alegre (Av. Loureiro da Silva, 255)
Horário: 9h
Inscrições: No local
Informações: com Natália pelo fone (51) 3220.4254

Nenhum comentário: