sexta-feira, 16 de maio de 2008

Denúncia: PRESIDENTA DO CONSELHO MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS E DA ONG IGUALDADE É ATACADA POR SEGURANÇAS DO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE


MARCELLY MALTA, presidenta do Conselho Municipal de Direitos Humanos e presidenta da Igualdade - Associação de Travestis do Rio Grande do Sul foi brutal e covardemente agredida hoje por seguranças do Posto de Atendimento Médico - PAM 3 (Vila dos Comerciários) em Porto Alegre.
Marcelly foi até o posto de saúde para negociar com uma servidora uma palestra sobre saúde para as travestis que frequantam a ONG Igualdade. O posto estava fechado e Marcelly, que é servidora pública da saúde e trabalha em um posto próximo, identificou-se como tal e entrou no posto. Ao entrar, uma servidora que fica na portaria, informou que: "(sic) o senhor não pode entrar!". Marcelly informou que era servidora e, então, ingressou no Posto.
Ao sair, achou por bem, explicar aos servidores da portaria que ela era servidora de um posto próximo e que foi ao PAM apenas para tratar de uma palestra. Surpreendentemente Marcelly recebeu um soco por parte de um segurança, de forma gratuita, que estava no local, sendo posteriormente levada para uma sala próxima onde passou a ser agredida por outros servidores do município até desmaiar.
A seção de tortura apenas teve fim quando um auxiliar de enfermagem interviu e pediu que terminassem as agressões.
Marcelly, depois de recuperar-se, foi a delegacia de polícia onde registrou a ocorrência e fez exame de corpo de delito.
Marcelly teve luxação em três costelas e lesão na faringe.
Marcelly foi a primeira travesti homenageada no dia internacional da mulher pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre; desenvolve trabalho de prevenção às DST/HIV/Aids e redução de danos para travestis há mais de 20 anos e é vice-presidente do Comitê Estadual Contra a Tortura.
O SOMOS já comunicou o fato ao Ministério Público Estadual.

Informações: SOMOS - Comunicação, Saúde e Sexualidade

Nenhum comentário: