domingo, 9 de dezembro de 2007

Mostra de filmes Protagonismo Popular na América Latina

17/ de dezembro

Un poquito de tanta verdad
um pouco de tanta verdade

JILL FREIDERG
2007 EUA 90 min.
En el verano del año 2006 estalló un levantamiento popular masivo y pacífico en el estado de Oaxaca, al sur de México. Algunos lo compararon con la Comuna de París, mientras que otros lo denominaron "la primera revolución latinoamericana del siglo XXI".
Pero fue el uso popular de los medios de comunicación lo que verdaderamente hizo historia en Oaxaca.
Un Poquito de Tanta Verdad muestra el fenómeno sin precedentes que tuvo lugar cuando decenas de miles de docentes, amas de casa, comunidades indígenas, trabajadores de la salud, campesinos y estudiantes se apoderaron de 14 emisoras de radio y una emisora de televisión, utilizándolas para organizar, movilizar y finalmente defender su lucha mancomunada en pos de justicia social, cultural y económica.
De los galardonados productores de Granito de Arena y This is What Democracy Looks Like , llega este íntimo e impresionante relato de la revolución que SÍ FUE televisada

18/ de dezembro

Memoria del Saqueo
Memória do Saque

Fernando Solanas
2004 Argentina/França/Suíça 120 min
A saída do governo do presidente argentino Fernando de La Rúa é o ponto de partida deste documentário que analisa os mecanismos que levaram a Argentina a mergulhar em uma crise sem precedentes na sua história.

1 9/ DE DEZEMBRO
SONHO REAL: UMA HISTÓRIA DE LUTA POR MORADIA
COLETIVO CENTRO DE MÍDIA INDEPENDENTE DE GOIANIA

2005Brasil60 min.
Documentário sobre a ocupação Sonho Real, em Goiânia. O vídeo mostra o desrespeito das autoridades e as violações dos direitos humanos desde antes da violenta desocupação.
A ocupação começou em maio de 2004 em uma área que estava abandonada há anos e rapidamente agregou cerca de 3 mil famílias. Em setembro, a justiça ordenou a reintegração de posse da área, prorrogada por motivos eleitoreiros até janeiro de 2005. Desde então:
Um Governador que prometeu e não cumpriu
A Justiça que decretou o despejo
Um Prefeito que poderia desapropriar e não o fez
A Polícia que foi lá e efetivou a ação

ROMPENDO O SILÊNCIO
MST
2006Brasil16 min.
No primeiro semestre de 2006, mulheres ligadas ao MST e à Via Campesina, movimento camponês mundial, ocuparam a fazenda da Aracruz Celulose no Rio Grande do Sul, destruíram suas plantações de eucalipto, laboratórios e milhares de mudas. A burguesia se escandalizou e a mídia tratou o episódio como caso de polícia. Mas o fato serviu para chamar a atenção da sociedade para a inversão da lógica econômica neoliberal: não há dinheiro para investir na agricultura e na produção de alimentos, mas sobra dinheiro para o agronegócio.
Este vídeo explica as razões que levaram as mulheres sem-terra a decidir pela ocupação e pela destruição das plantações e do laboratório da Aracruz Celulose. Encerrado o documentário, ficam as perguntas: o que significa a ação das camponesas diante dos 30 anos de destruição de matas nativas promovidos no Brasil pela Aracruz Celulose? O que vale a destruição de mudas de eucaliptos, o chamado "deserto verde", frente aos milhares de hectares de mata atlântica derrubados pela empresa desde que se implantou no Espírito Santo e no Rio Grande do Sul? O que se fez para resgatar as terras e a cultura subtraídas dos índios guaranis e tupiniquins?

20/ DEZEMBRO
BOLÍVIA: A GUERRA DO GÁS
CARLOS PRONZATO
2004Brasil 60 min.
Em outubro de 2003, no meio de uma crise social e econômica agravada pelo modelo neoliberal, Bolívia viveu um fato histórico de profundo significado para o continente: a denominada guerra do gás, que deixou 80 mortos e mais de 400 feridos. A decisão do governo de exportar gás aos EUA provocou uma insurreição popular contra o Estado que acabou ocasionando a renuncia do presidente Gonzalo Sanchez de Lozada , a derrota militar do exército e dos assessores da Embaixada norte-americana. O vídeo oferece uma reflexão dos acontecimentos a partir das vozes dos seus protagonistas ilustradas com potentes imagens de arquivo.

21/ DEZEMBRO
EL PAPEL DEL SUR
PRODUÇAO COLETIVA
2006Uruguai 40 min.
Informe realizado no marco do conflito gerado pela instalação de plantas de celulose em Fray Bentos, perto do Rio Uruguai. Uma situação que desencadeia diversas manifestações em ambas as margens do rio.

www.elaopa.blogspot.com
elaopa@bastardi.net

Nenhum comentário: