quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Convite para Lançamento do Livro: "Antropólogos em Ação: Experimentos de Pesquisa em Direitos Humanos"

Organização: Soraya Fleischer, Patrice Schuch e Claudia Fonseca


“Qual a contribuição da antropologia para o estudo dos “direitos humanos”? Qual o papel do antropólogo na sociedade atual? Como dialogar com os grupos alvos das pesquisas antropológicas? O que o trabalho com objetos relacionados aos “direitos humanos” tem a contribuir para a formulação do saber antropológico, nos seus âmbitos teóricos e metodológicos? Essas são algumas das perguntas que os autores desse volume se propuseram a endereçar, na sua reflexão sobre temas e objetos delimitados na interseção entre o exercício da antropologia e o desafio dos “direitos humanos”. Para além das análises aguçadas sobre o tema tratado, o livro é singular na proposta de apresentar uma seleção de ricas monografias finais das disciplinas de "Antropologia e Direitos Humanos" e "Antropologia do Direito", escritas nos anos de 2005 e 2006 por estudantes de diferentes estágios do curso de graduação em Ciências Sociais da UFRGS. Sendo também uma fonte de dados sobre o aprendizado da antropologia e seus dilemas, este volume é um fino excerto da recente produção acadêmica discente da Antropologia gaúcha, privilegiando o exercício de construção de um saber que é processual, provisório e aberto à contestação.

Coquetel de Lançamento: 14/12/2007, às 19:00, no Auditório do ILEA (Ao final do seminário As Novas Tecnologias Reprodutivas em Perspectiva: narrativas e saberes interdisciplinares, a ser realizado a partir das 9:00h, no Auditório do ILEA, entrada franca).

Sobre a Coletânea:

“Esta coletânea traz uma contribuição significativa para a compreensão do “fazer antropológico” a partir da experiência de ensino e pesquisa de uma nova geração de antropólogos. Sob a orientação de uma professora experiente, com uma reconhecida carreira acadêmica, e duas jovens doutoras, que dividiram com ela a responsabilidade da disciplina de graduação sobre Direitos Humanos, no curso de Ciências Sociais da UFRGS, os estudantes foram estimulados a ir a campo e escrever suas monografias num trabalho coletivo de discussão e produção dos textos. Neste contexto, questões teóricas e práticas do ofício de antropólogo em sua relação com os sujeitos das pesquisas etnográficas ganha um tratamento crítico e reflexivo que aponta para novos horizontes.

Há uma originalidade nesta obra coletiva que é o de ter surgido de uma experiência de sala de aula que se desdobra em trabalho de campo, rompendo com a dicotomia, tantas vezes denunciada, entre ensino e pesquisa. Revela-se, assim, a vitalidade e originalidade da antropologia brasileira, reconhecida hoje como uma das antropologias nacionais mais produtivas no mundo. E, mais surpreendente é que esta coletânea tenha surgido de uma interação fecunda entre o trabalho profissional, o estágio docente de estudantes de pós-graduação e resposta de uma turma de graduação com garra e disposição para pensar os Direitos Humanos em suas múltiplas modalidades sociais. Assim, soma-se à qualidade dos textos aqui reunidos a exemplaridade do trabalho coletivo realizado.

O leitor que se aventurar por esta coletânea poderá perceber que se trata de uma obra muito bem estruturada, que apresenta um foco que perpassa a divisão do livro em três partes, cada qual destacando um aspecto da problemática dos Direitos Humanos. Observa-se o trabalho cuidadoso das organizadoras em estabelecer e explicitar a relação entre os textos, sem, no entanto, fechar o seu entendimento numa única interpretação. Embora a maioria dos textos tenha origem em monografias de estudantes, a sua qualidade e densidade teórica e analítica são excelentes. E, confirma-se, como enunciado na apresentação das organizadoras, o trabalho de aprofundamento e aprimoramento dos textos ao longo do processo de elaboração da coletânea.

Enfim, o livro será de grande interesse para os antropólogos, estudantes e profissionais, mas também para um público mais amplo que, cada vez com mais freqüência, se vê confrontado com questões de Direitos Humanos que vão muito além das fronteiras da antropologia e da área acadêmica. A reflexão dos autores traz para a consideração dos leitores os contextos de pesquisa de campo que podem contribuir para uma melhor compreensão dos problemas com que somos confrontados em nosso dia a dia quer como cidadãos quer como agentes sociais nas instituições governamentais e não-governamentais”.

Carlos Steil (Professor do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFRGS)

Lista de Autores:

Claudia Fonseca (org.) é doutora em Antropologia pela Université Paris V, França, e professora titular do Departamento de Antropologia Social da UFRGS.

Damiana Bregalda é graduanda do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Débora Allebrandt é mestranda do programa de pós-graduação em Antropologia Social – PPGAS/ UFRGS e membro do Núcleo de Antropologia e Cidadania – NACi/UFRGS.

Eduardo Martinelli Leal é bolsista do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Educação, Exclusão e Violência Social – NUPEEEVS, vinculado à Faculdade de Educação da UFRGS.

Guilherme Orlandini Heurich é integrante do Núcleo das Comunidades Indígenas e Minorias Étnicas (NUCIME), Procuradoria da República no Rio Grande do Sul, Ministério Público Federal. Graduando em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Jaqueline Russczyk é bacharel e licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS, atualmente mestranda do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFRGS, vinculada a linha de pesquisa Sociedade, Participação Social e Políticas Públicas.

Juliana Lopes de Macedo é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Socia da UFRGS, graduada em Ciências Sociais pela UFRGS, pesquisadora associada ao Núcleo de Antropologia do Corpo e da Saúde/UFRGS.

Laura Zacher é graduanda do Curso de Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e bolsista de iniciação científica do Grupo de Pesquisa Violência e Cidadania da mesma universidade, sob a orientação do Prof. José Vicente Tavares dos Santos.

Luis Felipe Rosado Murillo é bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social/UFRGS.

Luísa Andrade de Sousa é bacharel em Ciências Sociais pela UFRGS, graduanda em Licenciatura em Ciências Sociais pela UFRGS, bolsista PIBIC-CNPq/UFRGS.

Márcio de Azeredo Pereira é graduando em Ciências Sociais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Patrice Schuch (org.) é doutora em Antropologia Social pela UFRGS e, atualmente, é pesquisadora do Núcleo de Antropologia e Cidadania, desenvolvendo pesquisa sobre a implantação da justiça restaurativa no Brasil no âmbito de seu pós-doutorado financiado pelo CNPq.

Paulo Ricardo Capra é graduando de Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Roberta Reis Grudzinski é estudante de Graduação do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Samuel Thomas Jaenisch é graduando do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário: