sexta-feira, 20 de abril de 2007

Boas Vindas!

Esse blog é uma idéia antiga, inspirada nos blogs produzidos por Denise Jardim para o NACI/UFRGS, Núcleo de Antropologia e Cidadania da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A idéia é possibilitar a divulgação de idéias e de expansão do pensamento em suas diversas formas, não apenas através de livros ou artigos. Com isso, participam dos debates travados nas diversas instâncias não apenas profissionais da área da antropologia, mas também interessados nos temas trabalhados por antropólogos. Essa experiência só tem enriquecido nosso ponto de vista, atualizando conceitos, revendo teorias e ampliando nossos diálogos em instâncias diversas.

Nesses mesmos termos, esse blog insere-se em minhas preocupações de pesquisa, as quais giram em torno das problematizações das relações entre práticas de justiça e diversidade cultural. A idéia aqui é de divulgar idéias, trabalhos, pensamentos, além de exercitar a criatividade e promover experimentações no trabalho da antropologia exercido no entrecruzamento das áreas dos direitos, moralidades, legalidades, política, etc.
Mais recentemente, com a minha transferência para a Universidade de Brasília, possibilitou-se a ampliação das redes de conexões, renovando-se também o meu próprio trabalho. É na UnB que, junto com Soraya Fleischer, criamos o "Grupo de Estudos sobre Etnografias, Práticas de Justiça e Diversidade Cultural", reunindo estudantes e pesquisadores para debates diversos nas áreas referidas. O nosso grupo faz parte de um Laboratório do Departamento de Antropologia, chamado LAVIVER, criado junto com Cristina Patriota, Antonádia Borges e Cristhine de Alencar Chaves, para possibilitar a realização de atividades conjuntas que entrecruzem as temáticas da justiça, política e modos de existência urbanos.

Esse blog, no entanto, não é "institucionalizado", tratando-se de uma iniciativa que preza o livre pensamento associado com a vontade de coletivizar notícias, pensamentos e reflexões diversas.

Seja bem vindo e sinta-se à vontade me ajudar nas postagens!

Patrice Schuch

Nenhum comentário: