PROPOSTA: Abordar um objeto de estudo particular que possibilite a reflexão sobre a problemática abordada na disciplina (antropologia e direitos humanos), de modo que os textos trabalhados em aula não sejam simplesmente referenciais teóricos, mas fontes e instrumentos de análises pertinentes a um objeto particular, escolhido pelo aluno. Para tanto, propõe-se a elaboração de uma monografia que reflita sobre a temática antropologia e direitos humanos à luz de um “exercício etnográfico”.
Algumas diretrizes para a construção do artigo:
- O artigo não deve restringir-se a simples revisão bibliográfica dos textos trabalhados em aula;
- O artigo deve ter como foco um dos temas que foram discutidos no curso. Já que é impossível restringir-se à análise da temática “direitos humanos” apenas ao nível das legislações, importa considerar a possibilidade de abordar a constituição de legalidades e de direitos, os usos de direitos, seus entendimentos e significados por agentes particulares e suas negociações em contextos determinados.
- Escolhido o tema, mais uma vez lembramos a necessidade de enfatizar o exercício etnográfico, ou seja, formular um ângulo de visão sobre o assunto que possibilite a análise da prática, das interações, do empírico, dos comportamentos e dispositivos empregados para formulação e usos dos direitos, sentidos de justiça, de casos policiais e judiciais particulares, etc. Lembramos que por “exercício etnográfico” consideramos a análise dessas práticas, usos, casos e saberes pesquisados por uma multiplicidade de formas: entrevistas, observação participante, análise documental, análise da mídia, de filmes e livros particulares, processos jurídicos, etc. O importante é focalizar as construções particulares, contextualmente definidas e situacionalmente abarcadas pelo pesquisador, ao construir seu objeto de análise.
- Escolhido o tema e o objeto, o artigo deve basear-se na literatura coberta em sala de aula, nos exemplos teóricos e/ou etnográficos desta literatura e em bibliografia complementar que o aluno encontrar. Mas é fundamental que os textos discutidos em sala de aula sejam utilizados para revelar o diálogo entre eles. O texto tem que estar em diálogo com a temática trabalhada na disciplina: antropologia e direitos humanos.
- Assim, o artigo será um diálogo entre o aluno, os dados recolhidos no seu trabalho a partir do “exercício etnográfico” e a literatura. O objetivo é contribuir para os estudos antropológicos sobre direitos humanos, de uma forma criativa e inteligente.
- Sobre a forma do artigo, algumas recomendações: mínimo de 8 e máximo de 12 páginas em papel A4, letra 12, espaço duplo (e citações em espaço 1,5), margem 2cm. Este limite de páginas deve incluir referências bibliográficas, notas de pé de página, ilustrações, anexos etc.
- O artigo deve ser individual.
segunda-feira, 30 de abril de 2007
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